quinta-feira, dezembro 21, 2006

PROJECTO DE HOMEM















A cegueira, escreveu o Saramago, é a condição implícita da lucidez. e deixar de ver para depois ver melhor é o mesmo que dizer que cometer erros – como geme a guitarra do lennon – é um modo de aprender, ou que sofrer, como pensou Proust, é a única forma de não estagnar.

Frases feitas... que podem ser vazias... ou não, se, tal como o principezinho, assumirmos que nem sempre o essencial é visível aos nossos olhos, diz o meu pai – aquele que me ensinou a sonhar – que não é na fantasia nem na "excitabilidade-extrema" que conseguiremos encontrar o-não-sei-o-quê que perseguimos, ou fugir de [ou para?] esse abismo-sedutor sobre o qual não resistimos espreitar... digo eu... simples... tão simples como ser tão óbvio que se não gostarmos de nós nunca conseguiremos amar ninguém, ou que é dentro de nós que temos de procurar "O" sentido, ou ainda que é nessa simplicidade dos momentos – deste mar que me canta todos os dias ao ouvido ou daquela estrela que está sempre ali no canto negro do céu – que se encontra a felicidade, tudo o resto é vão.

Numa noite tão vaga deitei-me criança... num minuto me levantei HOMEM.

Os momentos passam no instante de um dia e transbordamos de saudades repletos de histórias para contar. Aprendemos... desaprendemos... convocamos ideias e verdades utópicas que nos levam a escolher caminhos... e aprendemos. Queriamos mais tempo ou voltar para trás. Deveriamos querer olhar em frente e acreditar em nós. Como somos tão belos e tão simples de compreender... mesmo na irracionalidade das minhas palavras, das tuas... somos belos.

Num entardecer menos esperado, desaprendemos tudo o que nos foi ensinado e descobrimos que afinal... é bom viver.

O meu projecto de HOMEM resume-se a uma única verdade absoluta... viver... porque será que é tão fácil viver e tão complicado sobreviver? Porque as palavras, que não passam disso, nos confundem os olhos e nos perturbam a paixão de florescer...

ai se eu pudesse apagar ambas as palavras... eliminar de todos os manuais de vida estas aberrações que nos levam à confusão. Viver... é amar... de olhos bem arregalados... abertos ao mundo e a quem nos rodeia... viver... é querer... é ser egoísta e sair por aí a distribuir o que de melhor existe em nós... mesmo quando apenas temos... um sorriso.

O meu projecto de HOMEM é crescer...

O meu projecto de HOMEM é ser feliz.
O meu projecto de HOMEM e te fazer feliz.
O meu projecto de HOMEM é te amar.
O meu projecto de HOMEM é te proteger no meu colo nas noites frias e afastar de ti todos os sonhos que te perturbem.
O meu projecto de HOMEM é despertar no teu fogo a paixão que te arrebata.
O meu projecto de HOMEM é olhar sempre no horizonte... e contemplar-te, a SORRIR...
O meu projecto de HOMEM é numa noite... oferecer-me e deixar-te levar meu coração.
O meu projecto de HOMEM é crescer... em todos os instantes que os momentos nos oferecem.
O meu projecto de HOMEM é num simples beijo... tocar tua alma e ali saberes teres encontrado um porto de abrigo que te acolhe de braços abertos, e te abraça num silêncio de conforto.

Silêncio... quem se atreve a arrebatar minhas frases que do nada florescem num minuto de prazer. Silêncio...

...e é aqui, nesta minha-vida-real-comigo-cheio-de-frases-absolutas, que me apetece viver... hoje e sempre... a crescer...

O meu projecto de HOMEM é crescer juntando todas as peças deste puzzle que nos dura uma vida inteira, e fazer-la valer a pena... para isso... é preciso amar...

Não existem condições racionais que nos impedem de amar... pormenores fisicos e materiais que nos impedem de o concretizar num instante, mas o instante são momentos e os momentos levam uma vida inteira e uma vida inteira... é eterna.

Amar nesse instante duradoiro é aprender a esperar e saborear todos os momentos para mais tarde, as histórias a contar... sejam a de uma vida... uma eternidade.

Convocamos sonhos e pesadelos apenas para no momento os misturar e ter medo... - porquê?

Queriamos mais... mas os momentos são instantes, partículas de uma vida... longa. Há que saber e aprender a esperar... e enquanto esperamos... amamos...

O meu projecto de HOMEM é sorrir... e com o meu sorriso... elevar-te à condição de vida, repleta de um azul de mar e histórias para contar.

Hoje acordei HOMEM... mas não me esqueci da criança... foi ela que me ensinou tudo aquilo que o sou... e agradeço-lhe... todos os dias... por me trazer... até aqui... até ti.

Vamos viver... instantes... momentos... uma vida... a eternidade... vamos ser egoístas... e sorrir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lindo...tal como tu!!!!
Lá dizia o poeta.....a vida só é vida quando vivida envolvida na vida de outra vida......para quê complicar????

Beijos
Kicas