quarta-feira, julho 18, 2007

EMOÇÃO OU PSICANÁLISE

Talvez a definição de obscenidade seria, pois, a de tornar real, absolutamente real, alguma coisa que até então era metafórica ou tinha uma dimensão metafórica. A sexualidade sempre tem - tal como a sedução - uma dimensão metafórica. Na obscenidade, os corpos, os órgãos sexuais, o acto sexual, não são mais "postos em cena", e sim grosseira e imediatamente, dados a ver, isto é, a devorar, são absorvidos e reabsorvidos no mesmo acto. É um "acting out(1)" total de coisas que, em princípio, seriam objecto de uma dramaturgia de uma cena de um jogo entre parceiros.
Aí, não há jogo algum. Não há dialéctica, nem distanciamento, apenas uma colisão total dos elementos.
Não existem palavras certas, não existem realidades absolutas... se nos concedermos alguns momentos honestos a nós próprios certamente chegaremos à conclusão que a obscenidade existe apenas e só na mente de cada um de nós e a partir de nós é posta em prática os actos que poderão chocar o que socialmente se impôs como "naturalmente correcto".
A sedução é algo intangível porque reside dentro do hemisfério das emoções e excitações que apenas nós, individualmente, conhecemos e aceitamos... sim é certo que muito mais partilhável e compreendido entre muitos... Seduzir... ser seduzido... é Arte... não deveremos enquadrar essa arte como obscenidade porque de nada ela própria tem... a partir do que socialmente se encontra estabelecido pelo facto de que não é explícita... mas sim... implícita, num gesto, num olhar, numa palavra sussurrada, numa folha de papel onde navegam emoções.
Polémico? Apenas na mente de cada um de nós... porque se vivido com Amor, emoção partilhada a dois, a Arte de Seduzir consegue a proeza de se transformar num orgasmo de sensações.
Sim... porque adoro Seduzir, ir ao pormenor da emoção e transforma-la pelo avesso... e sim... adoro ser Seduzido...

(1)Termo psicanalítico que significa actuação, representação.

"Um breve momento de desabafo metafórico... ou não!"

Sem comentários: